Tenha uma boa leitura Uma viagem com os livros : fevereiro 2014

2/01/2014

A poesia na boca do povo.

 A música popular brasileira tem muitos ídolos.
Vamos abrir um espaço aqui, para a cantoria . Fica o convite para ouvir estas canções e comentar!!!!






 
              Estas canções pertencem a BOSSA NOVA e MPB - música popular brasileira, agora ouça mais esta canção, para interagir com a sala sobre estes movimentos musicais de nosso país.


            Legião Urbana - grupo de rock que também iniciou uma nova geração de músicas nacionais.

                                                                               
Agora, depois da cantoria junto a classe ,vamos responder as atividades do livro didático: UNIVERSOS - páginas:.30-31-32-33-34-35 -36-37´38-39-40-41

Após este conhecimento, escolha sua canção favorita desta época... e boa viagem!!!!

Ficha de Leitura

                                         COMO SE FAZ UMA FICHA DE LEITURA 
                             


Uma ficha de leitura é um registo da informação mais importante que
recolheste sobre o conteúdo do texto.

Para que uma ficha de leitura seja completa, deves ter em conta vários
aspectos:

• Referências bibliográficas: número de páginas, edição, editora…
• Informações sobre o autor
• Breve resumo dos conteúdos
• Transcrição das citações mais importantes: usar uma cor diferente
para destacar
• Comentários pessoais, ao longo do resumo: colocá-los entre
parênteses rectos a cores
• Outras observações, se necessário

EXEMPLO DE UMA FICHA DE LEITURA

Referências 
bibliográficas 

SARAIVA, António José
Gil Vicente e o Fim do Teatro Medieval
Livraria Bertrand, 1981, pag.107, capít.VI

Breve resumo Realça a condição de personagens-tipo em Gil Vicente.
Transcrições de
citações mais
importantes
“Quando Gil Vicente põe no seu teatro um problema, esse problema é exterior às
personagens, e supõe, não um drama num sujeito, mas um jogo de tipos. Assim, o
problema do destino eterno, posto nos Autos das Barcas: os tipos permanecem aí
fiéis a si próprios, e as respostas aos estímulos, sempre iguais, mesmo perante o
rio da morte que os detém como uma barreira perturbando a regularidade e a
sequência do seu andamento. Então se vê como a sua condição de tipos os torna
insusceptíveis de uma reação individual, não estereotipada, variável, não habitual,
em face de uma situação nova. Para eles o problema que esta situação põe nem
sequer existe; porque só pretendem subsistir conservando mesmo para lá da
morte a sua maneira de ser típica: o Fidalgo quer levar a cadeira, o Judeu o bode,
o Frade a manceba, etc. Nenhum deles pensa deixar o que é. O arrependimento,
que é, no fundo, uma crise e uma mutação da personalidade, não existe aqui,
onde apenas aflora a decepção de quem vê os cálculos errados.”

Comentário 
pessoal 
É uma obra importante para ler antes do estudo de qualquer peça de Gil
Vicente



http://pt.slideshare.net/lagoa1972/modelo-de-ficha-de-leitura

( clique e veja o slide sobre a ficha de leitura)
                                             
                                     

Viajando e brincando com os textos!!!!

                                 

                          


 
9 ano D

                                        

Tipos de textos:  brincando com textos....
(  poesia que vira argumento )


Viajar é.......

Viajar é como um momento incrível, que só quem viaja sabe como é bom. Eu tenho certeza que quem viaja nunca esquece, tem muitos momentos, fotos, abraços; melhor ainda, quando a gente vai ver alguém que faz tempo que não vê!!! Quando está chegando a hora de encontrar a pessoa , é maravilhoso, porque a saudade é muito grande. Viajar, é inesquecível, conhecemos lugares que nos encantam, não dá nem vontade de ir embora.
Quando a gente vive esses momentos, nunca mais iremos esquecer, porque são estes momentos que iremos guardar para sempre.
Todos nós temos que viver este momento, gostando..viajando sempre!!!!

( Andressa Candido 9 ano D )
postada em 28-02-2014



                         

Não, não namore uma garota que viaja...

  Concordo: meninas que viajam não são para namorar. Não são futuro. Não te darão sossego, não te darão segurança alguma, não ligarão para você,não responderão seus SMSs, não vão querer mudar os planos delas para viver o seu, digo, para viverem juntos os sonhos ambiciosos que qualquer um gostaria de viver.

   A menina que viaja não planeja muito. Não está preocupada com a bolha imobiliária, com as rugas, com a ausência de maquiagem na bolsa. A pergunta mais feita a ela "e o seu futuro" só faz vir a sua cabeça as palavras "terei muito orgulho do meu agora", mas vai te responder com um "sei lá, depois eu vejo. Uma hora vou ver." E depois de viajar tanto, terá adquirido tantas experiências que estará a frente, mas muito a frente de alguns mestrados e pós graduados em algumas áreas. E falará alguns outros idiomas. É, alguns no plural, porque para ela gente que diz estudar muito ,cansa!!!

   No momento, trabalho é uma palavra que tem um significado bem diferente pra ela do seu. Ela trabalha não para comprar um carro e ter independência. Ela trabalha para comprar um avião, uma passagem de avião, e ter liberdade. Liberdade para chegar e ir embora quando convir, mudar tudo, ou o oposto, manter tudo que quiser quando se sentir feliz de verdade ali. Se der errado, sem dramas ela vai embora. Dirá para pessoas incrédulas, achando que ela se encontra num estado infantil de idealização de um mundo tão bom, que não é possível para as pessoas convencionais: "se der errado, eu recomeço. já fiz isso, dá certo." Como ficar ao lado de alguém que se recusa a entrar numa compra de um apartamento na planta contigo por não querer se arriscar assim e de repente, ela diz que viajará no próximo mês por alguns meses pra Índia sozinha? SOZINHA!

   Entender a lógica dela é bem complicado. É intensa, linda e apaixonada que parece sair de um filme, mas um coração gelado com o que você pensa dela, nem parece fazer questão alguma da ter você só para ela. Não fuça seu celular, não faz bico porque você deu carona para a menina que trabalha contigo, não entende porque você faz careta quando ela diz que irá apresentar a cidade para o amigo gringo dela. Mas aí ela faz aquele elogio de coisa que só a sua mãe fala do tipo "ah, mas que lindo que você sorri com o olho" e vai dizer que você fica uma coisa de louco com seu all star de estimação mais surrado...
    Você trabalha a semana inteira pesadamente, por anos junta dinheiro e vai comprando aos poucos móveis confortáveis e lindos, e a ingrata vai dizer "tá faltando uma rede aqui...". Quanto desdém com seu sofá ortopédico feito sob medida! Vai querer ficar na varanda, e ignorar sua televisão de alta definição, vai querer ir pra serra no final de semana, e nem é pra ficar num hotel desses feito com o último conceito da arquitetura, é pra se enfiar no meio do mato até alcançar um ponto alto e dizer o quão fresco é o vento lá. E seu ar-condicionado? E sua wifi que poderia te mostrar aquela mesma vista pelo computador, sem precisar escalar aqueles pedregulhos todos? E pior que quando voltarem, no seu "camaro amarelo" totalmente empoeirado por ela ter te pego de surpresa e mandado você virar numa estradinha de chão horrível, ela vai comentar que a noite mais linda dela foi dormindo numa pedra ao lado de uma cachoeira em Sumatra. Bem em cima da sua king size.
    Ela assiste tv. Para por horas em programas como novelas comuns e filmes, mas não deixa ninguém possuir' dono e proprietário 'de seu controle...Não entende e nem se interessa por carros, a menos que seja para levá-la ao lugar que queira... Ficará em silêncio quando você comentar com seus amigos aos risos da garota desleixada que não vai na academia,porque gosta mesmo do caminhar...do estar ao ar livre....
Ela anda demais, se move demais, é avoada demais. Pensa que não vai envelhecer, e quer viver tudo agora. Pensa que a vida é assim. .. As pessoas precisam comprar coisas, precisam ter uma carreira, precisam viver a realidade, e a realidade não é linda como as montanhas com neve, nem feliz como festival de música. Vai enlouquecer seus pais, tementes a Deus, vivendo uma confortável aposentadoria (ou quase lá) com papos de budismo, vida nômade e a felicidade no meio do mar.
  Talvez você nem vá tao longe com ela, talvez nem chegue perto. É difícil colocar em palavras, mas talvez esse seja o tal do "feminismo exagerado". Ela diz que está muito bem solteira, que não sonha mais com um vestido branco, uma casa bonita e um marido ao seu lado, a ajudando para tudo que ela não seja capaz de fazer, como consertar o encanamento, tomar todas as decisões da vida dela por ela mesmo. Mesmo as grandes amigas de infância ( como Celia Guedes e a família não entendendo o porque ela afasta tão bons maridos, pessoas para o resto de sua vida, quando sua juventude se foi .... . Ela não precisa ser como todos para ser feliz, não desperdice seu tempo tentando trazê-la para a normalidade. Ela vai acordar um dia, esperamos que antes da terceira idade, e dizer "eu não deveria ter viajado tanto. Deveria ter trabalhado mais e assim todos os meus descendentes poderão usufruir do meu trabalho e sacrifício de uma vida inteira." É...com certeza, ela não é esta garota que todos procuram para namorar !!! 
( Professora Patricia Lopes )
postada em 01-02-2014



A dois passos do paraíso, 2014....
 #  Que este BLOG , leve a todos para uma grande VIAGEM !!!!