Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroxima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A antirrosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada."
Vinicius de Moraes
7 de Setembro: dia de comemoração e reflexão
Nesta segunda dia, 7, comemora-se a Independência do Brasil ou Dia da Pátria. Em 7 de setembro de 1822, o Brasil ganhou emancipação política e deixou de ser governado por Portugal, durante o ato simbólico chamado de “O grito do Ipiranga”.
Você conhece nosso hino da Independência, hino da Bandeira e o dia do Fico?
“A independência é um tema amplo, que ainda precisa ser muito estudado academicamente, pois durante muito tempo nós ficamos atentos para saber quem eram os lideres da independência, estudamos nossa conquista pela liberdade como pacífica, depois percebemos que não foi dessa forma, que houve conflitos e disputas por todo país. É preciso recuperar a história desses conflitos, e entender que a construção de uma brasilidade não foi feita pacificamente, mas uma disputa muito grande que resultou nessa diversidade que hoje é a nossa identidade”,afirma Magda Ricci.
Comemoração e reflexão - Segundo a historiadora, o dia da pátria é um dia não só para ir às ruas comemorar, mas, também, para a população refletir em que medida está contribuindo para construir uma nação melhor, mais igualitária e justa. “É preciso recordar que comemorar a pátria significa exaltar uma época de brigas e de conquistas para que nós tivéssemos liberdade política, leis e para que pudéssemos ser governados e julgados pelo mesmo código civil”, lembra a professora.
Ainda, segundo a professora, a conquista da independência é um processo que nunca termina, “Se a briga do passado era para termos as leis, hoje é para que essas leis sejam cumpridas de fato e a população possa ter uma igualdade social e de direitos”, finaliza.
Alunos, professores: Temos como 'obrigação' relembrar o que vem a ser :
DEMOCRACIA
substantivo feminino
1.governo em que o povo exerce a soberania.
2.sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.
"Vamos exercer nossos direitos, não só democráticos mais direitos humanos.Até quando vamos baixar a cabeça e fingir que não vemos tantas atrocidades cometidas por aqueles que colocamos para nos representar?" professora Patricia Lopes.