Tenha uma boa leitura Uma viagem com os livros : O gênero' Romance' e sua estrutura.

9/14/2013

O gênero' Romance' e sua estrutura.



adaptado - 1996


                                       
adaptado - 2013

Romeu e Julieta um dos maiores romances de
Willian Shakespeare
William Shakespeare - Biografia e obras
Biografia, principais obras, poemas, teatro elisabetano, Romeu e Julieta, Rei Lear,
Othelo, Hamlet, Macbeth, Sonho de uma noite de verão, frases
Shakespeare
Pintura de Willian Shakespeare: um dos maiores nomes do teatro mundial

# clicar para saber mais sobre o autor:

                                       http://www.suapesquisa.com/shakespeare/










  •                                           
    O Romance é a narração  mais conhecida, além de ser a preferida entre os leitores. A estrutura desse tipo de narrativa é complexa, já que não acomoda apenas um núcleo, mas várias tramas se desencadeiam durante a narração da história principal.
    Chama-se romance  porque se tornou conhecido a partir do Romantismo, apesar de a sua raiz ser de antes, do Realismo. Os romances realistas são mais fiéis a esse tipo de texto, tanto na sua estrutura quanto no tipo de abordagem, na crítica social, na descrição minuciosa, etc.
    Segundo Hegel, o Romance seria a epopeia burguesa moderna. Essa denominação se dá ao fato de o Romance ter se firmado logo depois do crescimento da industrialização no séc. XVIII momento em que a epopeia era sufocada, e no qual o Romance ascendeu, substituindo-a. A obra que é considerada o primeiro romance por alguns é Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes,( fazer a leitura deste romance) escrita em 1600. Apesar de essa ter sido uma tentativa de Cervantes de Parodiar a novela de Cavalaria, a obra ficou tão conhecida que deu margem ao crescimento desse tipo de narrativa, que como já foi dito veio substituir o gênero em decadência: a epopeia.

                                       #clicar no link abaixo, para se informar sobre o livro:
                                     
                                       http://www.psicoloucos.com/Resenhas-e-Resumos/dom-quixote-de-la-mancha-miguel-de-cervantes.html

         Os elementos que veremos a seguir têm como base a estrutura de uma narrativa tradicional. Nessa narrativa atuam personagens, que praticam ações em um espaço e tempo determinados. Estes são os elementos básicos que estruturam um romance clássico.
    AÇÃO - Não raro, a ação é confundida com enredo, ou com assunto. Ação é o conjunto, ou a sequência de acontecimentos (gestos e atos) no transcorrer de uma narrativa (conto, novela, romance ou peça teatral) que se desenvolve em determinados espaços e ao longo de um período de tempo (mais ou menos extenso). Sendo ação a sequência de acontecimentos que formam o enredo, existem várias possibilidades de composição dessa sequência, a saber:
    a) Encadeamento - as sequências sucedem-se segundo a ordem cronológica dos acontecimentos.
    b) Encaixe - uma ação é introduzida no meio de outra, cuja narração é interrompida, para ser retomada mais tarde.
    c) Alternância - duas ou mais ações vão sendo narradas alternadamente.
    Cabe lembrar que, para uma sequência de acontecimentos constituírem uma ação, elas devem estar relacionadas entre si, isto é, girando em torno da mesma questão, formando a unidade da ação, que por sua vez forma o núcleo dramático ou a célula dramática.
    Tanto o romance quanto a novela apresentam uma série de conflitos ou células dramáticas, porém, no romance são menos numerosas do que nas novelas. Em princípio, não há limite numérico para os núcleos dramáticos que podem compor um romance.

    NÚMERO DE PERSONAGENS - o número de personagens varia de obra a obra conforme a vontade do romancista e as necessidades impostas pelos dramas. O mínimo, porém, são duas personagens; do contrário, o conflito não se estabelece. E mesmo que uma só personagem ocupasse a cena, o conflito existiria se o seu interlocutor fosse convertido em pensamentos ou lembranças com os quais se conflitaria: o protagonista elabora mentalmente o conflito com outra personagem apenas representada pelas falas que compõem o monólogo interior.
    APRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS - As personagens vão adquirindo forma à medida que a narração evolui. No romance, para apresentar as personagens, o narrador pode valer-se dos seguintes métodos:
    a) Explícito ou Direto – Os traços físicos e/ou psicológicos da personagem são fornecidos explicitamente, quer pela própria personagem (autocaracterização), quer pelo narrador ou por outras personagens (heterocaracterização):
    b) Implícito ou Indireto – Os traços característicos da personagem vão se revelando a partir das suas atitudes e comportamentos no transcorrer da narrativa. É observando as personagens em ação que o leitor constrói o seu retrato físico e psicológico.

    Todo Romance se organiza a partir de uma trama, ou seja, em torno dos acontecimentos que são organizados em uma sequência temporal. A linguagem utilizada em um Romance é muito variável, vai depender de quem escreve de uma boa diferenciação entre linguagem escrita e linguagem oral e principalmente do tipo de Romance. 
    Vejamos alguns tipos de Romances mais conhecidos na Literatura Brasileira:
    Quanto ao tipo de abordagem:
    Romance Urbano: nele a vida social das grandes cidades era retratada, e o motivo das tramas eram, principalmente, as comuns intrigas amorosas, as traições, os ambientes urbanos e outras situações comuns da vida das pessoas que vivem neles.
    Romance Regionalista: Aborda questões sociais a respeito de determinadas regiões do Brasil, destacando características de cada região, linguajar típico da região muitas vezes é utilizado no Romance e as personagens são pessoas que vivem longe das cidades.
    Romance Indianista: Ocorrido principalmente no Romantismo, traz à tona a vida e os costumes indígenas. Algumas vezes, no Romantismo, trazem uma idealização do índio que vira um herói convivendo com o homem branco.
    Romance Histórico: como o próprio o nome diz, é um Romance que destaca vida e costumes de certa época e lugar da história. Faz uma mesclagem entre fatos realmente ocorridos e fatos fictícios.
    Quanto à época ou escola literária:
    Romance Romântico: Nesse tipo de Romance se destacavam os ideais cavalheirescos, a idealização da mulher e o heroísmo, dignidade e amor à pátria nas personagens masculinas. As narrativas traziam uma constante luta entre o bem e o mal, sempre com a vitória do bem. Narravam sempre histórias de amor, onde era certo o conhecido Final Feliz.
    Romance Realista: Tem características temáticas influenciadas pelo cientificismo da época. É carregado de críticas sociais e traz à tona defeitos dos homens que até então não eram revelados, como o materialismo, a traição, além de defeitos de caráter e personalidade explicados pelo determinismo. Personagens tipo são muito cultivadas nessas obras, ainda com o objetivo de criticar a sociedade. A linguagem é correta e a narrativa é lenta.
    Romance Naturalista: em muitos casos não se separa das narrativas realistas. Tem basicamente as mesmas características e foram produzidos no mesmo período. A diferença básica entre as duas tendências é que enquanto os Romances Realistas trazem personagens com características comuns à natureza humana, o Romance Naturalista tende aos aspectos patológicos, dando margem a características animalescas. A análise social é feita a partir de personagens marginalizadas.
    Romance ModernistaCaracteriza-se pelo seu caráter revolucionário e pelo protesto a qualquer tipo de convenção social. Como o movimento modernista teve várias tendências, às vezes até individuais, não podemos destacar muitas características em comum entre as obras. Traziam consigo forte crítica social e novas abordagens e visões do mundo.

        # Agora, diga qual tipo de abordagem o 'romance', Romeu e Julieta pertence? 
        # Por que este gênero chama-se 'romance'? Como é elaborada sua linguagem?
        # Quais os elementos utilizados para a estrutura do 'romance'?
        # Usando a "Intertextualidade", vamos transformar este lindo romance "Romeu e Julieta" em uma bela poesia? Pense nas falas das personagens, na trama do filme e crie um poema com a seguinte estrutura: 2 estrofes com 4 versos em cada estrofe, rimas: ABAB..... Boa escrita!

    Para relembrar:  

    Sugestão para leitura : "Dom Quixote de La Mancha" - Miguel Cervantes"e/ou "Dom Casmurro" - Machado de Assis . Pesquise aqui mesmo no blog :

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário