Trovadorismo
Te Valorizo
Melhor forma não há
Pra guardar um amor
Então preste atenção
Ou me compre uma flor
Se eu pudesse mostrar
O que você me deu
Eu mandava embrulhar
Chamaria de meu
O que você me deu
Eu mandava embrulhar
Chamaria de meu
Melhor forma não há
Pra guardar um amor
Então preste atenção
Ou me compre uma flor
Vem, me faz um carinho
Me toque mansinho
Me conta um segredo
Ou me enche de beijo
Depois vai descansar
Outra forma não há
Como eu te valorizo
Eu te espero acordar
Se eu ousar te contar
O que eu sonhei
Pode até engasgar
Pagaria pra ver
Melhor forma não há
Pra provar meu amor
Eu te presto atenção
Tento ser sua flor
Vem, te faço um carinho
Eu te toco mansinho
Te conto um segredo
Ou te encho de beijo
Depois vou descansar
Não vou te acompanhar
Espero que entenda
Vem, te faço um carinho
Te toco mansinho
Te conto um segredo
Ou te encho de beijo
Depois vou descansar
Não vou te acompanhar
Espero que entenda
1. a) Quais os sentimentos que podemos ver nessa música?
b) A pessoa, que “fala” na música, é um homem ou uma mulher?
Justifique.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária de língua portuguesa, tal
manifestação foi marcada pelas composições líricas destinadas ao canto. O
trovadorismo surgiu no século XII, na época medieval, na idade feudal, por isso,
termos como “vassalagem amorosa” são usados na poesia, uma vez que, o amor
distante, representado em algumas poesias líricas do trovadorismo, reflete a
relação entre o vassalo e o senhor do feudo.
2.. Na canção “Te Valorizo” nos remete as cantigas trovadorescas. Que tipo específica de cantiga ela nos remete? Justifique sua resposta.
3. Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) As cantigas de mal dizer e de escárnio pertencem a lírica trovadoresca.
( ) As cantigas de amigo possuem um ambiente palaciano e o eu-liríco é
feminino, apesar de serem escritas por homem.
( ) As cantigas de amor possuem um ambiente palaciano e suas características
principais são a vassalagem amorosa e a coita de amor.
( ) A canção da Ribeirinha iniciou o trovadorismo português.
( ) As cantigas de amigo, em geral, possuem um eu-lírico feminino, apesar de
serem escritas por homens. A temática principal, quase sempre, é o sofrimento
da mulher pelo amado que partiu
Humanismo e Classicismo
1. A grande figura do Classicismo, principalmente pela criação do grande épico português, foi:
a) Luís Vaz de Camões
b) D. Dinis
c) Fernão Lopes
d) Padre Antônio Vieira
e) Bocage
2. Leia os trechos de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e responda.
I. As armas e os barões assinalados,
Que, da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados.
II. No mar tanta tormenta e tanto dano
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
A narrativa do poema faz referência à
a) ascensão do regime feudal português.
b) expansão marítima portuguesa.
c) independência das colônias de Portugal.
d) submissão dos espanhóis à coroa portuguesa.
e) vinda da corte portuguesa ao Brasil.
3. Indique a afirmação correta sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente:
a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.
a) É intricada a estruturação de suas cenas, que surpreendem o público com a inesperado de cada situação.
b) O moralismo vicentino localiza os vícios, não nas instituições, mas nos indivíduos que as fazem viciosas.
c) É complexa a critica aos costumes da época, já que o autor primeiro a relativizar a distinção entre Bem e o Mal.
d) A ênfase desta sátira recai sobre as personagens populares mais ridicularizadas e as mais severamente punidas.
e) A sátira é aqui demolidora e indiscriminada, não fazendo referência a qualquer exemplo de valor positivo.
4. Sobre o Humanismo, identifique a alternativa falsa:
a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.
a) Em sentido amplo, designa a atitude de valorização do homem, de seus atributos e realizações.
b) Configura-se na máxima de Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas”.
c) Rejeita a noção do homem regido por leis sobrenaturais e opõe-se ao misticismo.
d) Designa tanto uma atitude filosófica intemporal quanto um período especifico da evolução da cultura ocidental.
e) Fundamenta-se na noção bíblica de que o homem é pó e ao pó retornará, e de que só a transcendência liberta o homem de seu insignificância terrena.
5. Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário