Aqui está as fotos:
Um texto sobre as Olimpíadas Rio 2016:
Abertura, Encerramento e Lema
Aconteceram no mês de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão. A abertura foi realizada no dia 5 de agosto. A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 21 de agosto. O lema dos jogos foi "Viva sua paixão". As duas cerimônias aconteceram no Estádio do Maracanã.
O estádio do Maracanã foi totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade atual é de 82.000 espectadores.
As cerimônias de abertura e encerramento foram vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo.
Participaram cerca de 10.700 atletas de 205 nações e 2 delegações especiais (Atletas Olímpicos Independentes e Atletas Olímpicos Refugiados).
Modalidades
Ao todo foram disputadas 42 modalidades esportivas (306 provas), duas a mais (Rúgbi de sete e Golfe) do que as dos Jogos Olímpicos de 2012.
Mascotes
As Olimpíadas do Rio 2016 contou com dois animados mascotes. Representando a fauna e a flora, eles são: Vinícius (representou os animais do Brasil) e Tom (representou as plantas do Brasil). Os nomes foram justas homenagens a dois grandes compositores da música popular brasileira: Vinícius de Moraes e Tom Jobim.
Locais de competição:
As provas ocorreram em 37 arenas (locais de competição) em quatro regiões (zonas) da cidade do Rio de Janeiro:
Zona Barra
- Centro Olímpico de Treinamento: basquetebol, handebol, judô, lutas e taekwondo
- Centro Olímpico de Hóquei: hóquei sobre a grama
- Centro Olímpico de Tênis: tênis
- Velódromo Olímpico do Rio: ciclismo de pista
- Centro Aquático Maria Lenk: polo aquático e saltos ornamentais
- Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos: nado sincronizado e natação
- Arena Olímpica do Rio: ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica de trampolim
- Riocentro: badminton, halterofilismo e tênis de mesa e boxe.
- Condomínio Reserva Uno: golfe
Zona Deodoro
- Centro Nacional de Hipismo: hipismo
- Centro Nacional de Tiro: tiro esportivo
- Parque do Pentatlo Moderno: pentatlo moderno
- Arena de Deodoro: esgrima
- Parque Radical: BMX, canoagem slalom e mountain bike
Zona Maracanã
- Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura e encerramento e finais do futebol.
- Estádio Olímpico João Havelange: competições de atletismo.
- Praia de Copacabana: sede da maratona aquática, do voleibol de praia e do triatlo.
- Ginásio do Maracanãzinho: voleibol
- Sambódromo da Marquês de Sapucaí: tiro com arco e chegada da maratona
- Estádio São Januário: rugby de sete
Zona Copacabana
- Lagoa Rodrigo de Freitas: canoagem velocidade e remo
- Praia de Copacabana: maratona aquática, voleibol de praia e triatlo
- Marina da Glória: vela
- Parque do Flamengo: ciclismo de estrada e marcha atlética
Estádio do Maracanã: cerimônias de abertura, encerramento e finais do futebol.
Áreas não esportivas
- IBC/MPC
- Praia Olímpica
- Vila de Mídia
- Vila Olímpica
MEDALHAS CONQUISTADAS PELO BRASIL:
- A primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas do Rio foi conquistada por Felipe Wu. Ele ganhou medalha de prata na prova de Tiro (10 metros com pistola de ar).
- A primeira medalha de ouro do Brasil foi conquistada no Judô. Rafaela Silva a ganhou, em 08/08, na categoria leve (até 57 kg). A judoca brasileira ficou com o ouro após derrotar na final a judoca Sumiya Dorjsuren (da Mongólia).
- A terceira medalha conquistada pelo Brasil foi de bronze. Ela foi conquista em 11/08 pela judoca Mayara Aguiar.
- No dia 12/08, o Brasil ganhou sua 4ª medalha olímpica. O judoca Rafael Silva conquistou medalha de bronze na categoria acima dos 100 quilos.
- No dia 14/08, o Brasil ganhou mais duas medalhas (a 5ª e a 6ª). Diego Hypolito e Arthur Nory ganharam medalha de prata e bronze, respectivamente, na ginástica artística (solo).
- A sétima medalha olímpica brasileira foi conquistada por Poliana Okimoto. No dia 15/08, ela ganhou medalha de bronze na maratona aquática.
- A oitava medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos foi conquistada por Arthur Zanetti. Ele ganhou medalha de prata nas argolas em 15/08.
- A nona medalha conquistada pelo Brasil foi de ouro. Quem a conquistou foi o atleta Thiago Braz no salto com vara. Outra boa notícia foi que Thiago bateu o recorde olímpico, conseguindo saltar 6,03m.
- A décima medalha do Brasil (quarta de prata) foi conquistada, em 16/08, por Isaquias Queiroz na canoagem (categoria C1 1.000 metros).
- A 11ª medalha do Brasil foi conquistada pelo boxeador Robson Conceição, na categoria até 60 quilos. Foi a primeira medalha de ouro que o Brasil conquistou no Boxe em toda história olímpica.
- No dia 17/08, o Brasil ganhou a 12ª medalha. Ágatha e Bárbara Seixas ficaram com a prata no vôlei de praia.
- A 13ª medalha brasileira foi de bronze. A conquista foi de Isaquias Queiroz na canoagem (categoria C1 200m).
- No dia 18/08, o Brasil ganhou a 14ª medalha. A dupla formada por Martine Grael e Kahena Kunze conquistou a medalha de ouro na vela (classe 49er).
- A 15ª medalha do Brasil foi conquistada em 18/08. A dupla Alison e Bruno ganharam medalha de ouro no vôlei de praia.
- No dia 20/08, o Brasil conquistou sua 16ª medalha. A dupla formada por Isaquias e Erlon ganhou medalha de prata na canoagem em dupla (categoria C2, 100m).
- A 17ª medalha do Brasil foi conquistada em 20/08. A seleção brasileira de futebol masculino ficou com o ouro após derrotar, nos pênaltis, a seleção da Alemanha no Estádio do Maracanã.
- Do taekwondo veio a 18ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio. Maicon Siqueira conquistou medalha de bronze em 20/08, na categoria acima de 80 quilos.
- A 19ª e última medalha do Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016 foi conquistada em 21/08. A equipe masculina de vôlei ficou com o ouro após derrotar a Itália na final.
Saiba mais (notícias, informações, números e curiosidades):
- No dia 17/08/2016, foi marcado o gol mais rápido da história dos Jogos Olímpicos. O atacante brasileiro Neymar marcou o gol aos 14 segundos do primeiro tempo, no jogo em que sua seleção brasileira venceu Honduras por 6 a 0.
- Em 14/06/16, o comitê organizador apresentou as medalhas que foram distribuídas aos atletas nos Jogos Olímpicos de 2016. A novidade é que elas são sustentáveis. As medalhas de ouro são totalmente livres de mercúrio. Jás as medalhas de prata e bronze possuem, em sua composição metálica, 30% de material de origem reciclável.
- Em 2020, as Olimpíadas ocorrerão na cidade do Tóquio (capital do Japão).
- Acesse mais informações sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 no site oficial do evento: Rio 2016.
- A tocha olímpica foi acessa em 21 de abril de 2016, na cidade de Olímpia (Grécia). A pira olímpica foi acessa em 5 de agosto de 2016, no Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro). A tocha olímpica chegou ao Brasil em 3 de maio. Em nosso país, a tocha foi conduzida por cerca de 12 mil pessoas, passando por mais de trezentas cidades.
- Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, fizeram a cobertura jornalística cerca de seis mil profissionais de imprensa e vinte mil de televisão.
- Foram disputadas 306 provas com medalhas. Foram 161 provas masculinas, 136 femininas e 9 mistas.
- Antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foram realizados 39 eventos-teste. Estes tiveram como objetivo principal identificar possíveis falhas ou possibilidades de melhorias.
- Outro número que impressionou neste evento foi o número de ingressos colocados a disposição: 7,5 milhões.
- Cerca de 45 mil voluntários participaram da organização das Olimpíadas de 2016.
- Foram distribuídas 971 medalhas durante os Jogos Olímpicos.
- A primeira medalha das Olimpíadas 2016 foi conquistada no primeiro dia de competição (06/08). A ganhadora foi a atleta norte-americana Virginia Thrasher, na prova de tiro esportivo (carabina 10 metros).
- A delegação brasileira contou com 465 atletas (55% homens e 45% mulheres) nesta Olimpíada (4,14% do total de atletas que participaram dos jogos). Foi a segunda maior delegação do evento. A maior delegação foi a dos Estados Unidos com 554 atletas.
- A nadadora do Nepal Gaurika Singh foi a atleta mais jovem que participou dos Jogos Olímpicos do Rio. Com apenas 13 anos, ela participou da prova de natação dos 100 metros costas.
- A sueca Therese Alshammar, com 38 anos, foi a nadadora mais velha a participar da Rio 2016.
- Houve pela primeira vez, no Brasil, um álbum de figurinhas dos Jogos Olimpicos. A empresa Panini deu destaque para os atletas olímpicos brasileiros que participaram das Olimpíadas de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário