Tenha uma boa leitura Uma viagem com os livros : quiz "Foi Clarice que disse?"

6/26/2013

quiz "Foi Clarice que disse?"

A obra e a popularidade de Clarice Lispector:

Muitas frases divulgadas na internet são equivocadamente atribuídas à escritora. Discuta as razões da popularidade de Clarice Lispector e apresente as principais características de sua obra.
Leia os contos "Amor"  e "Uma galinha" , ambos de Clarice Lispector. Selecione também trechos dos romances "A paixão segundo G. H." e "Perto do coração selvagem" que evidenciem os aspectos filosóficos e existenciais da obra de Lispector. Procure apontar a convergência entre os aspectos profundos, reflexivos e intimistas presentes na vida interior de seus personagens e a criação formal das palavras no texto. Evidenciar este elo pode ser um ponto interessante para retirar a pecha de "difícil" da obra de Clarice e lançar luz à compreensão de sua obra.
 Para compreender ainda melhor a personalidade complexa e misteriosa da escritora fica também a sugestão do livro "Clarice, uma biografia", de Benjamin Moser.
Agora a pergunta:
'quem já viu alguma frase atribuída à Clarice Lispector nas redes sociais?'

Reproduzidas por pessoas que talvez nunca tenham lido seus livros. É interessante observar que, ainda que essas frases não tenham quase nada a ver com seu estilo (por mais existencialista que tenha sido jamais teve a pretensão de ser algo próximo do que se convenciona chamar de autoajuda), persiste a aura da mulher misteriosa e o questionamento sobre a existência humana e os conflitos psicológicos que vivemos. 

Também é curioso como Clarice é tão popular, já que possui uma escrita considerada "difícil" por muitas pessoas. O que justifica essa popularidade? Provavelmente, a qualidade expressiva, inquietante, e reflexiva que percorre sua obra, que inclui não apenas os famosos romances de grande densidade, mas também textos jornalísticos (como algumas crônicas destinadas às donas de casa), o trabalho de "ghost-writer" para personalidades da sociedade e entrevistas pouco convencionais.
Clarice Lispector é considerada um grande nome da nossa literatura. Sua personalidade, aliada à profundidade de seus textos, provocou e ainda provoca espanto e reflexões profundas em seus leitores. A biografia de Clarice escrita pelo pesquisador norte-americano Benjamin Moser, e publicada em 2009, aprofundou o conhecimento sobre a vida nem sempre tranquila dessa personalidade e elucidou pontos importantes para compreender melhor sua obra e sua maneira de pensar o mundo. 


Pensamentos de Lispector:





#foco: 9  ano e /ou EM


---- Clicar nos dois contos citados para lê-los.


                           ---- Avalie se os alunos compreenderam as principais características da obra de Clarice Lispector e se conseguem diferenciar os textos a ela atribuídos de maneira apócrifa e seu estilo de escrever. Analise também se a leitura dos contos permitiu entender como a autora apresenta o que se passa no mundo interior dos personagens e como ela traduz os conflitos e questionamentos psicológicos dos seres humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário