Pronomes relativos e a coesão textual
Coesão textual
É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto - o texto, compreendido como 'tecido' , 'trama'. A esse mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais atraente, é que se chama coesão textual ou recursos coesivos.
A coesão textual diz respeito às inter-relações entre os elementos da superfície do texto por meio de recursos linguísticos que formam sequências orientadas para determinados sentidos. A coesão é, portanto, decorrente das relações de sentido que se estabelecem entre elementos do texto. A retomada do referente pode se efetivar por meio de diversos recursos gramaticais Nesta aula, vamos tratar da coesão textual por meio dos pronomes relativos.
Ouça esta canção de Raul Seixas: "Tente outra vez"
Veja!
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...
Não diga que a canção
Está perdida
Tenha fé em Deus
Tenha fé na vida
Tente outra vez!...
Beba! (Beba!)
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...
Pois a água viva
Ainda tá na fonte
(Tente outra vez!)
Você tem dois pés
Para cruzar a ponte
Nada acabou!
Não! Não! Não!...
Oh! Oh! Oh! Oh!
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!Não! Não! Não!...
Tente!
Levante sua mão sedenta
E recomece a andar
Não pense
Que a cabeça aguenta
Se você parar
Não! Não! Não!Não! Não! Não!...
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...
Uma voz que dança
Uma voz que gira
(Gira!)
Bailando no ar
Uh! Uh! Uh!...
Queira! (Queira!)
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Hum rum!...
Basta ser sincero
E desejar profundo
Você será capaz
De sacudir o mundo
Vai!
Tente outra vez!
Hum rum!...
Tente! (Tente!)
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!..
Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um famoso cantor e compositor brasileiro, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes, é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza". [...]
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Seixas
1. O pronome relativo liga duas orações, ao mesmo tempo em que substitui um termo antecedente, evitando sua repetição.
Observe a estrofe da canção:
Há uma voz que canta
Uma voz que dança
Uma voz que gira
a. Quantas orações há na estrofe acima?
b. Identifique os pronomes relativos presentes nessa estrofe.
c. Qual termo está sendo retomado pelo pronome relativo?
2. Identifique o pronome:
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...
E não diga
Que a vitória está perdida
Se é de batalhas
Que se vive a vida
Han!
Tente outra vez!...
a. Qual termo está sendo retomado por esse pronome?
b. Substitua o pronome relativo que por outro equivalente?
3. O pronome relativo é importante para a coesão textual? Por quê?
4. Esta canção de Raul Seixas é um exemplo clássico de otimismo. Fala de fé e perseverança. Comente.
pronome relativo presente na última estrofe:
Tente! (Tente!)
Mafalda- Tirinha A.
1. Na fala da Suzanita, no segundo quadrinho, há duas ocorrências da palavra que.
a. Identifique o que pronome relativo, substituindo-o por outro equivalente (o qual, a qual, os quais, as quais)
b. Identifique o termo antecedente retomado pelo o pronome relativo.
2. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes presentes no terceiro quadrinho.
3. Discuta com seu colega e responda: por que o pronome relativo é um recurso importante para a coesão textual?
Tirinha B
Questões sobre a tirinha B
1. Há três ocorrências da palavra que no primeiro quadrinho.
a. Identifique os pronomes relativos e seus antecedentes.
b. Reescreva a fala de Manolito, substituindo o pronome relativo que por o qual.
2. Dentre as palavras que presentes na fala da Mafalda, no segundo quadrinho, quais deles são pronomes relativos? Como você chegou a essa conclusão?
Leia o texto abaixo e complete as lacunas com pronomes relativos adequados.
Plantas ornamentais para jardim
Para se fazer um jardim deve-se escolher plantas ___sejam bonitas para formar uma paisagem agradável. Outro ponto ___não deve ser esquecido é quanto às necessidades de cada planta, se elas estão de acordo com o tipo de clima e solo ____ você tem para oferecer a elas.
As flores são ingredientes ___não podem faltar em um jardim, afinal elas são as responsáveis pela graça e beleza do espaço, e dão um colorido todo especial. Entre as flores mais utilizadas em jardins pode-se destacar: rosas, azaleias, primaveras, margaridas, copos de leite, tulipas, entre outras.
Mas não é só de flores ___se vive um jardim, as folhagens também são muito bonitas, e dão um toque verde para o jardim. Algumas das folhagens mais usadas são: a grama, espada de São Jorge, samambaia, avenca, babosa, cavalinha, comigo-ninguém-pode, chifre de veado, costela de Adão, entre outras.
# foco: 9 ano E.F e/ou E.M
Recursos Complementares
1. Para ampliar o estudo sobre os pronomes relativos, os alunos poderão assistir o vídeo disponível na página:
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – Pronomes relativos e a coesão textual, a partir das atividades desenvolvidas. Para tanto, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer e empregar os pronomes relativos como um recurso para se estabelecer a coesão no texto.
gabarito
ResponderExcluircadê a resposta
Excluir?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir