As Borboletas
Brancas
Azuis Amarelas E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Vinícius de MoraesNa luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam de muita luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então
Oh, que escuridão!
Definições:
Poema: obra em verso, composição poética, arte de retratar no papel a poesia.
Poesia: arte de escrever em versos, inspiração, o que desperta o sentimento do belo, o que leva o poeta a escrever um poema.
Verso: cada linha de um poema.
Estrofe: conjunto de versos.
Exemplo de verso:' Já te fiz muita canção'
Exemplo de estrofe:
'Já te fiz muita cançãoMonomania - Clarice Falcão
São quatro, ou cinco, ou seis, ou mais
Eu sei demais
Que tá demais'
Métrica Poética e classificação dos versos
É a medida do verso, que pode variar de duas silabas poéticas, até doze. Ao número de sílabas métricas quase sempre corresponde o mesmo número de sílabas gramaticais.
A contagem das sílabas métricas obedece aos seguintes princípios:
- Conta-se até a última sílaba tônica da última palavra do verso;
- Os ditongos crescentes constituem uma sílaba métrica;
- Duas ou mais vogais que se encontrem no fim de uma palavra e no início da outra, unem-se numa só sílaba métrica.
1 2 3 4 5 6 7
Oh!/ que/ sau/ da/ des/ que eu/ te-nho
Oh!/ que/ sau/ da/ des/ que eu/ te-nho
1 2 3 4 5 6 7
Da au/ ro/ ra/ da/ mi/ nha/ vi-da
Da au/ ro/ ra/ da/ mi/ nha/ vi-da
1 2 3 4 5 6 7
Da/ mi/ nhá in/ fân/ cia/ que/ ri-da
Da/ mi/ nhá in/ fân/ cia/ que/ ri-da
1 2 3 4 5 6 7
Que os/ a/ nos/ não/ tra/ zem/ mais
Que os/ a/ nos/ não/ tra/ zem/ mais
Os versos quanto ao número de sílabas classificam-se em:
Versos livres
São muito usados pelos poetas modernistas, não tem número exato de sílabas.
Ex.:
O homem, as viagens
"O homem, bicho da terra tão pequeno
chateia-se na Terra.
Lugar de muita miséria e pouca diversão.
Faz-se um foguete, uma cápsula, um módulo.
Toca na Lua,
Pisa na Lua,
Planta bandeirola na Lua,
Experimenta a Lua,
Civiliza a Lua,
Coloniza a Lua,
Humaniza a Lua.
Lua humanizada: igual à Terra!
O homem chateia-se na Lua.
Vamos para Marte! Ordena as máquinas.(…) "
(Carlos Drummond de Andrade)
Rima
É a coincidência de sons entre palavras, especialmente no final dos versos.
Quanto à posição na estrofe:
a) Cruzada ou alternada: (ABAB) O primeiro verso rima com o terceiro, e o segundo com o quarto:
"Cheguei, chegaste. Vinhas fatigada A
E triste, e triste e fatigado eu vinha; B
Tinhas a alma de sonhos povoada A
E a alma de sonhos povoada eu tinha." B
(Olavo Bilac)
b) Interpolada: (ABBA) O primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro:
"Para canto de amor tenros cuidados. A
Tomo entre voz, ó montes, o instrumento; B
Ouvi pois o meu fúnebre lamento; B
Se é que compaixão dos animados." A
(Cláudio Manuel da Costa)
c) Emparelhada: (AABB) O primeiro verso rima com o segundo, e o terceiro com o quarto:
"Manhã de junho ardente. Uma encosta escavada A
seca, deserta e nua, à beira de uma estrada A
Terra ingrata, onde a urze a custo desabrocha B
bebendo o sol, comendo o pé, mordendo a rocha." B
(Guerra Junqueiro)
d) Internas: Quando rimam palavras que estão no fim do verso e no interior do verso seguinte:
"Salve Bandeira do Brasil queridaToda tecida de esperança e luz
A estrofe de oito versos, quando possuir o esquema rítmico (ABABABCC) será denominada oitava-rima ou oitava heróica.Pálio sagrado sobre o qual palpitaA alma bendita do país da Cruz."e) Misturadas: Não tem esquema fixo.
f) Versos brancos ou soltos: São os que não tem rima.
Quanto à tonicidade
a) Agudas: Quando rimam palavras oxítonas ou monossilábicas: a/mor e com/por; a/mém e Be/lém.
b) Graves: Quando rimam palavras paroxítonas: an/ta e man/ta; qui/os/que e bos/que.
c) Esdrúxulas: Quando rimam palavras proparoxítonas: má/gi/co e trá/gi/co; li/ri/co e o/ní/ri/co.
Quanto à sonoridade
a) Perfeitas: Há uma perfeita identidade dos sons finais: festa e manifesta; cedo e medo.
b) Imperfeitas: Quando não há uma perfeita identidade dos sons finais: céu e breu; sais e paz.
c) Consoantes: Quando há os mesmos sons a partir da última tônica: perto e incerto; dezenas e apenas.
d) Toantes: Quando só há identidade com a vogal tônica do verso: terra e pedra; vela e terra.
Quanto ao valor
a) Pobres: Quando rimam palavras da mesma classe gramatical: amor e flor; meu e teu.
b) Ricas: Quando rimam palavras de classes gramaticais diferentes: festa e manifesta; cedo e medo.
c) Raras: Quando rimam palavras de difícil combinação melódica: cisne e tisne; leque e Utreque.
d) Preciosas: São rimas artificiais, decorrentes da combinação de um nome com a forma verbo-pronome: tranqüilo e ouvi-lo; estrela e vê-la.
Quanto ao número de versos agrupados, as estrofes recebem diferentes denominações:
Disposição das estrofes
Quando ao metro dos versos, as estrofes podem ser:
- Simples: Quando agrupam versos de um mesmo metro.
- Compostas: Quando agrupam versos de metros diferentes.
- Polimétricas (livres): Quando agrupam versos de diferentes medidas sem obediência a qualquer regra.
Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.Conheça a vida e a obra do autor em "Biografias".
#foco : 9 ano E.F e /ou 1 ano E.M
- Depois de conhecer toda estrutura de uma poesia , poema, rimas,versos....O aluno deverá usar o poema "Soneto da Fidelidade" de Vinícius de Moraes para estruturá-lo: métrica, rimas, estrofes,versos...O que é então um SONETO?Biografia do autor ( pesquisar).
- Continuando avaliação, o aluno deverá escolher um outro poema e elaborar um vídeo- imagem.
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