‘A Flip traz a Paraty gente fina e intelectual’
Abertura com Gil
Onze anos depois da primeira edição da Flip, Gilberto Gil volta e faz show de abertura da Flip 2013.
No setlist, além de sucessos próprios como “Palco”e “Menina Baiana”, estavam “Imagine”, sucesso dos anos 70 de John Lennon e “Não chores mais”, que encerrou o show.
Esse ano Gil participou também de uma mesa na Tenda dos Autores, com Marina de Mello e Souza, professora da Universidade de São Paulo, formada em ciências politicas. O tema foi “Culturas locais e globais”.
Quando perguntado sobre o que tinha preparado para a mesa, respondeu que quando foi Ministro da Cultura observou a influência da contemporaneidade na conservação da tradição e a divergência na integração das duas. Disse que desenvolveria mais seu ponto de vista sobre isso. Declarou ainda ser fã de Graciliano Ramos, por ele retratar um Brasil tão profundo e de “tanta gente.
Graciliano Ramos está em exposição na Casa da Cultura
Como todos sabem, o homenageado deste ano na na Flip é o Graciliano Ramos. E como de costume, ele ganhou uma exposição na Casa da Cultura.
A exposição foi montada nos dois andares da Casa da Cultura, com fotos que relatam a realidade do sertão nordestino e também das obras do Graciliano Ramos e alguns trechos dos seus livros.
Fomos descobrir o que os visitantes estão achando. A artista plástica Maria Augusta, de 66 anos, disse que achou “interessante a ideia de um relato de livro em forma de fotografia”. Teresa Thiétiot, de 60 anos, achou legal pois adora o autor e já leu muitos livros do escritor.
A exposição também agradou a recepcionista da Casa da Cultura, a Juliana, de 26 anos. “A exposição é bem legal, é um trabalho que traz diversas emoções pois achamos que esta realidade não existe”, disse ela.
Como sabemos, Graciliano Ramos é o autor homenageado da 11ª edição da Flip. Saímos às ruas para perguntar ao público da festa quem deve ser o escolhido para o próximo ano. Chico Buarque, Cecília Meirelles e Clarice Lispector foram alguns dos mais citados.
Você se lembra de todos os autores que já foram homenageados na Flip?
2003 – Vinícius de Moraes
2004 – Guimarães Rosa
2005 – Clarice Lispector
2006 – Jorge Amado
2007 – Nelson Rodrigues
2008 – Machado de Assis
2009 – Manoel Bandeira
2010 – Gilberto Freyre
2011 – Oswald de Andrade
2012 – Carlos Drummond de Andrade
2013 – Graciliano Ramos
2004 – Guimarães Rosa
2005 – Clarice Lispector
2006 – Jorge Amado
2007 – Nelson Rodrigues
2008 – Machado de Assis
2009 – Manoel Bandeira
2010 – Gilberto Freyre
2011 – Oswald de Andrade
2012 – Carlos Drummond de Andrade
2013 – Graciliano Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário